Revestimento ou pintura de piso? Entenda a diferença e como escolher!

Imagem:

Diversos fatores são considerados na hora de investir em revestimento ou pintura de piso para ambientes industriais. Neste processo de escolha do modelo ideal, muitas empresas acabam optando por não priorizar as características específicas do ambiente, seja por questões financeiras ou qualquer outro motivo.

No entanto, um ambiente que sustente uma atividade em escala industrial, independentemente do segmento, exige uma série de cuidados específicos. Isto porque, neste tipo de espaço são executados diversos processos operacionais que quando executados com tamanha frequência podem gerar consequências de todos os tipos.

Em outras palavras, é certo dizer que escolher um revestimento ou pintura de piso industrial que não seja o adequado para o seu ambiente, pode acarretar uma série de prejuízos (perda de produção, aumento na taxa de manutenção, comprometimento do solo entre outros).

Por isso, é importante entender a diferença e principais características e qualidades que o revestimento e a pintura garantem para suas respectivas áreas de aplicação. Confira abaixo.

Quando optar pelo revestimento de piso industrial?

Ainda que tanto um quanto o outro tenha o objetivo de proteger o substrato do piso contra todo tipo de desgaste do piso e do solo, existem algumas características bem diferentes em cada solução. Os revestimentos são modelos de aplicação para ambientes onde exige-se um nível de resistência maior a abrasão, garantindo o suporte ideal para que neste local trafeguem máquinas, resista a fortes impactos de peças e ferramentas em sua superfície e até garante a melhor performance para lugares que necessitam de suporte térmico.

O revestimento de piso industrial é naturalmente mais resistente contra ameaças químicas (produtos de limpeza, solventes, ácidos etc.), apresentando níveis de durabilidade e eficiência consideravelmente mais expressivos que os índices de uma pintura. Existem versões de revestimento, inclusive, com características autonivelante, antifaísca, condutora de eletricidade entre muitas outras. Entretanto, o processo de aplicação do revestimento naturalmente é mais exigente e demorado.

Outro detalhe importante, é que o revestimento industrial pode ser aplicado com tinta epóxi, tinta poliuretano vegetal e tinta poliuretano alifático. Cada uma destas soluções, é indicada conforme as especificações de cada atividade industrial e as características exclusivas do espaço físico de aplicação.

Quando optar pela pintura de piso industrial?

A pintura de piso industrial, por outro lado, caracteriza-se por seu desempenho em ambientes com pouca abrasão, onde não há movimentação de cargas ou máquinas no local. Afinal, trata-se de uma solução com espessura fina, que é frágil a este tipo de atrito.

A pintura acaba protegendo o ambiente contra ameaças mais superficiais (no ataque ao solo), além de oferecer uma condição antiderrapante de grande destaque para o ambiente. Além disso, a manutenção e aplicação da pintura são processos muito mais simples e práticos, o que facilita a liberação da área em um espaço de tempo muito menor.

Vale também destacar que, a pintura industrial pode ser aplicada com tinta epóxi ou tinta poliuretano alifático. Em ambas as alternativas, a indicação do modelo ideal é feita com base nas especificações de cada atividade industrial e as características exclusivas do espaço físico de aplicação.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Posts relacionados

Solicite um contato com nossa Equipe técnica

Desenvolvido por AO5 Marketing Digital